top of page

QUEM FOI EUGEN WARMING?

Durante o século XIX, grandes naturalistas europeus e americanos estiveram

no Brasil, em visitas rápidas ou em longas expedições pelo interior do país.

Dentre estes, estacaram-se Humboldt, Langsdorff, Saint-Hilaire, Spix, Martius, Wallace, Bates, Spruce, Agassiz, Darwin, Lund e Warming.

A vinda de Eugen Warming ao Brasil, um  botânico dinamarquês então com 21 anos, relaciona-se com o início da paleontologia  na América do Sul e com os trabalhos do dinamarquês Peter Lund em Lagoa Santa,  Minas Gerais. A convite do Prof. Reinhardt, Eugen Warming veio integrar a equipe do Prof. Lund, substituindo o secretário e desenhista Norueguês, Peter Brandt, que havia  falecido. Warming permaneceu no Brasil por apenas quatro anos, de 1863 a 1866. Este período foi, entretanto, crucial para sua formação e para o desenvolvimento das ideias que mais tarde seriam conhecidas como Ecologia Vegetal, ou, como o próprio Warming chamou, Botânica Ecológica.

Em seu livro Lagoa Santa, de 1892, foram abordadas pela primeira vez questões fundamentais sobre a razão da existência dos cerrados. Suas questões, dados e enfoques formaram o alicerce de uma nova ciência. Mais tarde, em 1895, ele publicou o primeiro livro sobre Ecologia Vegetal, “Oecologia Plantarum”, posteriormente traduzido para o inglês. A obra de Warming não é apenas uma coletânea de plantas ou de dados sistemáticos com identificação de espécies. Warming não se limitou a descrições fitossociológicas ou ao estudo da distribuição geográfica de espécies. Ela é, antes de tudo, o primeiro ensaio sobre ecologia evolutiva de plantas, que impulsionou o desenvolvimento da Ecologia de forma geral.

 

O “Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology” é um evento que pretende estimular profissionais em ecologia evolutiva a procurar novos conhecimentos, prestando uma justa homenagem ao pai da Ecologia Vegetal. Neste ano comemoram-se quinze anos do ciclo de palestras internacionais “Eugen Warming Lectures in Evolutionary Ecology”, com o tema “Polinización en tiempos de cambio climático”.

EUGEN WARMING LECTURES IN EVOLUTIONARY ECOLOGY

EUGEN WARMING LECTURES IN EVOLUTIONARY ECOLOGY é um ciclo de palestras sobre ecologia, genética, evolução e conservação da natureza promovido pelo Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade, da Universidade Federal de Minas Gerais, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre da mesma instituição. O simpósio oferece ao público a oportunidade de ouvir e discutir temas atuais com cientistas nacionais e internacionais de grande reconhecimento, além de possibilitar o contato entre diversos tipos de profissionais.

VERSÕES ANTERIORES

A primeira versão ocorreu em 1994 e contou com palestras de um dos mais renomados cientistas em ecologia das interações inseto-planta, Dr. Peter Price (Northern Arizona University, EUA). Cientistas brilhantes participaram dos eventos seguintes, como o geneticista e evolucionista Dr. Guy Bush, Dr. Daniel Simberloff, Dr. Niles Eldredge, Dr. Alan Templeton, Dr. John Thompson, Dr. Woodruff Benson e Dr. Robert Ricklefs, dentre outros. Mais de 2000 pessoas vindas do Brasil e de países limítrofes já atenderam aos eventos. Historicamente, o simpósio vem sendo apoiado pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Capes, Fapemig, CNPq, Vale, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Gulbenkian de Ciências de Portugal.

ENTREVISTAS SOBRE AS VERSÕES ANTERIORES
XII_Eugen_sem_fundo.png
bottom of page